Sanshou ou Sanda

compartilheShare on Facebook7Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

SanshoSanshou, que pode ser traduzido literalmente como “mão livres” ou Sanda, que pode ser traduzido literalmente como “luta livre”. É uma forma chinesa de combate mão a mão, um sistema de auto-defesa. Os primeiros registros históricos sobre essa forma de combate são bem antigos, embora fosse chamado de variados nomes.

Na dinastia Han surgiu uma das primeiras aparições com o termo “Sanshou” num registro de importância. Nesta dinastia, as técnicas de luta com ou sem quedas eram consideradas distintas, no entanto era comum um mesmo lutador as dominar simultaneamente.

O Sanshou nos tempos modernos:
Em 1981 se iniciou o trabalho de elaboração do regulamento de Sanshou junto com um campeonato experimental. Estes campeonatos prosseguiram por alguns anos. A primeira versão deste regulamento foi adotada oficialmente em 1983. Em 1985 se realizou o primeiro campeonato de Sanshou da polícia militar da China, que prosseguiu em eventos anuais.

Em 1987 o Sanshou se tornou modalidade reconhecida pelo Comitê Nacional de Esportes da China.

SanshouA prática contemporânea do Sanshou como esporte de combate, teve seu ponto de partida em 1990. Ano em que o Comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu alguns estilos de Wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu. Na atualidade as competições de Sanshou são levadas pra mais de 90 países.

EQN 210/211 Norte, Asa Norte
Segunda, Terça e Quinta das 19:30 as 21:30
Sábados das 10h as 12h
(61) 4042-3388