Sanshou ou Sanda
Sanshou, que pode ser traduzido literalmente como “mão livres” ou Sanda, que pode ser traduzido literalmente como “luta livre”. É uma forma chinesa de combate mão a mão, um sistema de auto-defesa. Os primeiros registros históricos sobre essa forma de combate são bem antigos, embora fosse chamado de variados nomes.
Na dinastia Han surgiu uma das primeiras aparições com o termo “Sanshou” num registro de importância. Nesta dinastia, as técnicas de luta com ou sem quedas eram consideradas distintas, no entanto era comum um mesmo lutador as dominar simultaneamente.
O Sanshou nos tempos modernos:
Em 1981 se iniciou o trabalho de elaboração do regulamento de Sanshou junto com um campeonato experimental. Estes campeonatos prosseguiram por alguns anos. A primeira versão deste regulamento foi adotada oficialmente em 1983. Em 1985 se realizou o primeiro campeonato de Sanshou da polícia militar da China, que prosseguiu em eventos anuais.
Em 1987 o Sanshou se tornou modalidade reconhecida pelo Comitê Nacional de Esportes da China.
A prática contemporânea do Sanshou como esporte de combate, teve seu ponto de partida em 1990. Ano em que o Comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu alguns estilos de Wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu. Na atualidade as competições de Sanshou são levadas pra mais de 90 países.